terça-feira, 6 de outubro de 2020

B 21 = PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 25


 

ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.

Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.

 

SEMANA 25 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

 

Rotina:

- Danças e ritmos;

 

- Dança do Pezinho;

 

- Atividades;

 

-Leitura deleite

 

2.      Você conhece algumas danças gaúchas?

Ler e copiar:

Danças e Ritmos


As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho. Tanto como expressão de emotividade quanto uma manifestação de arte, que requer técnica e habilidade. Desde os primórdios, a dança se constitui num exercício para corpo e um descanso para espírito. A topografia do terreno, a vestimenta, o espírito, a idiossincrasia e a emotividade do indivíduo, foram os pontos de apoio em que se assentaram as bases para a formação coreográfica que se criou em cada setor do universo.

Existem muitas danças em grupos que são dançadas pelas Invernadas dos CTGs. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Dança do Pezinho:

Pezinho: O “Pezinho” constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais belas danças gaúchas. Como dança e como elemento de festas, foi e é ainda muito popular em Portugal e nos Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos estados brasileiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Assista ao vídeo abaixo de uma invernada mirim dançando:

https://www.youtube.com/watch?v=MpqMYfXVZig

3.      Copiar a letra da música:



Atividades:


1.      Como você deve ter percebido, as músicas possuem rimas, podendo ser lidos como poemas.

Completar os pares de rimas conforme a música (siga o modelo):

a)      Aqui – ali

b)      Pezinho - __________________

c)      Arrependeu - __________________

d)      Juntinhos - ____________________

2.      Agora vou escrever outras palavras da música e você deve escrever uma palavra que rime:

a)      Dizer: __________________________

b)      Abraço: _________________________

c)      Agora: __________________________

d)      Estamos: ________________________

 

3.      Observar as palavras abaixo e escreva SA se for substantivo abstrato, SC se for substantivo concreto e NS se não for substantivo.


a)      Abraço: ___________

b)      Pezinho: __________

c)      Esqueceu: ___________

d)      Beijinho: __________

e)      Dizer: _________

f)       Arrependeu: _________


 

 

7. Separar as sílabas das palavras da atividade 6, circular a sílaba tônica e escrever se a palavra é OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.

a) _____________________________________________________________________

b) _____________________________________________________________________

c) _____________________________________________________________________

d) _____________________________________________________________________

e) _____________________________________________________________________

f) _____________________________________________________________________

g) _____________________________________________________________________

 

8. Leitura deleite:


 

Vamos ler e conhecer outra lenda gaúcha?

Clique no link e conheça a Lenda do Sepé-Tiarajú.

 

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/sepe-tiaraju.html

 



Boa leitura!




💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛


SEMANA 25 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

 

Rotina:

- Gabarito do simulado de Matemática;

 

- Sstema monetário;

 

- Atividades.

 

2.       Gabarito do simulado da semana 24. Conferir suas respostas:


Copiar em seu caderno:

 

Sistema Monetário Brasileiro

 

No Brasil, a moeda que usamos é o real.

O símbolo do real é R$.

Observe as moedas e cédulas/notas do nosso sistema monetário:

(Copie e pinte as moedas e cédulas com cores parecidas.)

 

Moedas:






·       


  Recentemente, foi lançada a cédula de R$200,00, começando a circular no dia 02/09/2020.



Atividades:

 

1.      Observar as cédulas e responder:

 

a)      Quantas cédulas de R$10,00 você precisa para ter R$100,00?

______________________________________________________________

 

b)      Quantas cédulas de R$1,00 você precisa para ter R$20,00?

______________________________________________________________

 

c)      Quantas cédulas de R$5,00 você precisa para ter R$50,00?

______________________________________________________________

 

d)      Quantas cédulas de R$2,00 você precisa para ter R$30,00?

______________________________________________________________

 

2.      Atividade - Fique de olho:



💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙



SEMANA 25 - ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1.      Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:

- Atividades.

 

2.      Atividades sobre o texto: Energia nossa de cada dia (semanas 23 e 24).

Copiar e fazer as atividades em seu caderno.

 

Atividades:


1.      Para que precisamos de energia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.      De onde vem a energia que utilizamos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.      Escrever V para verdadeiro e F para falso:

(     ) Nem todas as partes do nosso corpo precisam de nutrientes.

(     ) O sistema digestório quebra o alimento em moléculas pequenas para chegar em todas as pequenas partes do corpo.

(     ) A glicose é uma das moléculas quebradas.

(   ) O sangue se encarrega de levar as moléculas de nutrientes até as pequenas partes do nosso corpo, que chamamos de células.

(    ) Para produzir energia, o corpo precisa receber um gás que entra em nosso corpo pelo processo chamado expiração.

(     ) O gás que recebemos chama-se oxigênio.

(    ) A glicose e o oxigênio participam da produção de energia necessária para o funcionamento do nosso organismo.

(  ) Não é necessário sempre enviar oxigênio e nutrientes para as menores partes vivas do nosso corpo, pois não precisamos de muita energia.

 

4.      Na produção de energia em nosso organismo, alguns resíduos precisam ser eliminados. Em relação a isso, completar as frases:

 

a)      O_____________________ leva o ____________________________ até os __________________________ para ser eliminado por meio da _______________________.

 

b)      Os demais resíduos são eliminados pelos _______________ e _______________ e também pelo ________________________.

 

💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗

 

SEMANA 25 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS

 

1.      Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

 

Rotina:

- Cultura gaúcha: CTG e Indumentária gaúcha.

 

2.      Ler e copiar o texto abaixo explicando sobre os CTGs e sobre a indumentária gaúcha.




Responder:

 

·         Você já foi em algum CTG?

_________________________________________________________________

 

 





·        Observar alguns trajes gaúchos no decorrer do tempo (não é para copiar):




O traje do peão das vacarias destinava-se a proteger o usuário e a não atrapalhar sua atividade – caçar o gado e cavalgar.


Este período é dominado por um chiripá que substituiu o anterior, que é adequado ao homem que anda a pé. O Chiripá Primitivo era de origem indígena, já o Chiripá Farroupilha é inteiramente gaúcho. A mulher, nesta época, usava saia e casaquinho com discretas rendas e enfeites. Usavam cabelo solto ou trançado para as solteiras, e um coque para as senhoras.


A bombacha surgiu com os turcos e veio para o Brasil, usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. Até o começo do século, usar bombachas em um baile, seria um desrespeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.