ALUNOS
E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e
RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode
imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na
volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à
professora.
SEMANA 25 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
PORTUGUÊS:
Rotina:
- Danças e ritmos;
- Dança do Pezinho;
- Atividades;
-Leitura deleite
2. Você conhece algumas danças gaúchas?
Ler e copiar:
Danças e Ritmos
As danças ocupam um espaço nobre dentro do
tradicionalismo gaúcho. Tanto como expressão de emotividade quanto uma
manifestação de arte, que requer técnica e habilidade. Desde os primórdios, a
dança se constitui num exercício para corpo e um descanso para espírito. A
topografia do terreno, a vestimenta, o espírito, a idiossincrasia e a
emotividade do indivíduo, foram os pontos de apoio em que se assentaram as
bases para a formação coreográfica que se criou em cada setor do universo.
Existem muitas danças em grupos que são
dançadas pelas Invernadas dos CTGs. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Dança
do Pezinho:
Pezinho: O “Pezinho”
constitui uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais belas danças
gaúchas. Como dança e como elemento de festas, foi e é ainda muito popular em
Portugal e nos Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos
estados brasileiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Assista ao vídeo
abaixo de uma invernada mirim dançando:
https://www.youtube.com/watch?v=MpqMYfXVZig
3.
Copiar a letra da música:
Atividades:
1.
Como você deve ter percebido, as músicas
possuem rimas, podendo ser lidos como poemas.
Completar os pares de rimas conforme a música
(siga o modelo):
a) Aqui – ali
b) Pezinho - __________________
c) Arrependeu - __________________
d) Juntinhos - ____________________
2.
Agora vou escrever outras palavras da música e
você deve escrever uma palavra que rime:
a) Dizer: __________________________
b) Abraço: _________________________
c) Agora: __________________________
d) Estamos: ________________________
3. Observar as palavras abaixo e escreva SA se for substantivo
abstrato, SC se for substantivo
concreto e NS se não
for substantivo.
a) Abraço: ___________
b) Pezinho: __________
c) Esqueceu: ___________
d) Beijinho: __________
e) Dizer: _________
f) Arrependeu: _________
7. Separar as sílabas das palavras
da atividade 6, circular a sílaba tônica e escrever se a palavra é OXÍTONA, PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA.
a)
_____________________________________________________________________
b)
_____________________________________________________________________
c) _____________________________________________________________________
d)
_____________________________________________________________________
e)
_____________________________________________________________________
f) _____________________________________________________________________
g)
_____________________________________________________________________
8. Leitura deleite:
Vamos ler e
conhecer outra lenda gaúcha?
Clique no link e
conheça a Lenda do Sepé-Tiarajú.
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/sepe-tiaraju.html
Boa leitura!
SEMANA
25 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de
MATEMÁTICA:
Rotina:
- Gabarito do simulado de Matemática;
- Sstema monetário;
- Atividades.
2. Gabarito do simulado da semana 24. Conferir
suas respostas:
Copiar em
seu caderno:
Sistema Monetário Brasileiro
No Brasil, a moeda que usamos é o real.
O símbolo do real é R$.
Observe as moedas e cédulas/notas do nosso sistema monetário:
(Copie e pinte as moedas e cédulas com cores parecidas.)
Moedas:
·
Recentemente, foi lançada a cédula de R$200,00,
começando a circular no dia 02/09/2020.
Atividades:
1. Observar as cédulas e responder:
a) Quantas
cédulas de R$10,00 você precisa para ter R$100,00?
______________________________________________________________
b) Quantas
cédulas de R$1,00 você precisa para ter R$20,00?
______________________________________________________________
c) Quantas
cédulas de R$5,00 você precisa para ter R$50,00?
______________________________________________________________
d) Quantas
cédulas de R$2,00 você precisa para ter R$30,00?
______________________________________________________________
2. Atividade - Fique de olho:
💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
SEMANA
25 - ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:
Rotina:
- Atividades.
2. Atividades
sobre o texto: Energia nossa de cada dia (semanas 23 e 24).
Copiar e fazer
as atividades em seu caderno.
Atividades:
1. Para que precisamos de energia?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
De onde vem a energia que utilizamos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Escrever V para verdadeiro e F para falso:
( ) Nem
todas as partes do nosso corpo precisam de nutrientes.
( ) O
sistema digestório quebra o alimento em moléculas pequenas para chegar em todas
as pequenas partes do corpo.
( ) A
glicose é uma das moléculas quebradas.
( ) O
sangue se encarrega de levar as moléculas de nutrientes até as pequenas partes
do nosso corpo, que chamamos de células.
( )
Para produzir energia, o corpo precisa receber um gás que entra em nosso corpo
pelo processo chamado expiração.
( ) O
gás que recebemos chama-se oxigênio.
( ) A glicose e o oxigênio participam da
produção de energia necessária para o funcionamento do nosso organismo.
( ) Não é necessário sempre enviar oxigênio e
nutrientes para as menores partes vivas do nosso corpo, pois não precisamos de
muita energia.
4.
Na produção de energia em nosso organismo, alguns
resíduos precisam ser eliminados. Em relação a isso, completar as frases:
a) O_____________________ leva o
____________________________ até os __________________________ para ser eliminado
por meio da _______________________.
b) Os demais resíduos são eliminados pelos
_______________ e _______________ e também pelo ________________________.
💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
SEMANA 25 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS
1.
Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:
Rotina:
- Cultura gaúcha: CTG e Indumentária
gaúcha.
2.
Ler e copiar o texto abaixo explicando sobre os
CTGs e sobre a indumentária gaúcha.
Responder:
·
Você já foi em
algum CTG?
_________________________________________________________________
·
Observar alguns trajes gaúchos no
decorrer do tempo (não é para copiar):
O traje do peão das vacarias destinava-se a proteger o usuário e a não atrapalhar sua atividade – caçar o gado e cavalgar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.