OI, TURMA! 🙋
ESPERO
QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!
POR
AQUI, MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES!
NA
SEMANA PASSADA, EU CONTEI DE FORMA BREVE, UMA HISTÓRIA DO MUNDO DAS LETRAS PARA
EXPLICAR O SOM DAS LETRAS K, W E Y.
HOJE,
PRECISO CONTAR QUE A LETRA A SER ESTUDADA DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É A MAIS
“CIUMENTA” DE TODAS AS LETRAS!
VOCÊS
SABEM O QUE É CIÚMES?
CIÚMES
= UM TIPO DE INVEJA POR DESEJAR O QUE O OUTRO TEM.
VOCÊS
JÁ TIVERAM ESSE SENTIMENTO?
POIS LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, A X TEVE MUITO CIÚMES QUANDO SOUBE QUE ALGUMAS LETRAS ESTAVAM COM MAIS DE UM SOM.
ELA É UMA
LETRA QUE SENTE MUITO CIÚMES!
- QUANDO SOUBE QUE A LETRA C ESTAVA COM DOIS SONS, TAMBÉM DESEJOU TER DOIS.
- QUANDO SOUBE QUE A PRIMA DA C, A LETRA G TAMBÉM COMEÇOU A USAR DOIS SONS, ELA TAMBÉM QUIS MAIS UM.
- QUANDO SOUBE QUE A LETRA S TAMBÉM USA O SOM DA LETRA Z, QUIS MAIS UM SOM.
- ATÉ QUANDO A W VOLTOU DO MUNDO DAS PESSOAS E PODE USAR DOIS SONS, TAMBÉM QUIS MAIS UM...
QUERER, ELA QUERIA, MAS COMO FARIA?
TINHA MEDO DE IR PEDIR AUTORIZAÇÃO AO REI.
NÃO PODERIA COMEÇAR A USAR MAIS SONS SEM QUE O REI DESSE PERMISSÃO, MAS LHE FALTAVA CORAGEM.
PORÉM, QUANDO ELA SOUBE QUE ATÉ O FILHO DO REI ESTAVA COM DOIS SONS (UM FORTE E UM FRACO), SUA VONTADE DE FAZER MAIS SONS FOI MAIOR!
O REI RECEBEU A LETRA X E, DEPOIS DE MUITA CONVERSA, ELE RESOLVEU ATENDER AO SEU PEDIDO. DEIXOU-A FAZER DOIS BARULHOS.
A LETRA X ACHOU POUCO, AFINAL DOIS SONS OUTRAS LETRAS DO REINO TAMBÉM TINHAM!
INSISTIU MAIS E O REI, DEPOIS DE MUITA CONVERSA, DEIXOU MAIS DOIS PARA ACABAR COM A SITUAÇÃO.
A LETRA X SAIU DO CASTELO DO REI SE SENTINDO MUITO FELIZ. DIZEM ATÉ QUE ELA NÃO SENTIU CIÚMES DE MAIS NADA. AFINAL, É A ÚNICA LETRA DO MUNDO DAS LETRAS QUE TEM 4 SONS!!!
VAMOS
CONHECÊ-LOS?
QUANDO X É A LETRA INICIAL, A PRIMEIRA NA PALAVRAS, ELA FAZ UM SOM QUE PARECE O QUE
FAZEMOS COM A BOCA QUANDO PEDIMOS PARA ALGUÉM FAZER SILÊNCIO.
ATIVIDADE
1:
-
OBSERVE OS EXEMPLOS DE OBJETOS CUJO NOME INICIA COM A LETRA X.
-
FALE O NOME DOS OBJETOS EM VOZ ALTA E PRESTE ATENÇÃO AO SOM QUE A LETRA X ESTÁ FAZENDO.
⇨ ALÉM DESSE SOM, A LETRA X FAZ MAIS TRÊS.
- O SOM DA LETRA S
- O SOM DA LETRA Z
- O SOM DE UM CS
ATIVIDADE 2:
- OBSERVE PALAVRAS EM QUE A LETRA X FAZ OS OUTROS 3 SONS QUE
ELA TEM.
- PRESTE ATENÇÃO NA LEITURA DA PALAVRA QUE A PESSOA DA TUA
FAMÍLIA VAI FAZER.
- ESCUTE O SOM QUE A LETRA X FAZ.
EXPERIÊNCIA – X COM SOM DE S
EXEMPLO – X COM SOM DE Z
TÁXI – X COM SOM CS
ATIVIDADE 3:
- ACOMPANHE OS VERSOS QUE O AUTOR DO LIVRO “LER E CANTAR O
ALFABETO” FEZ PARA A LETRA X.
ATIVIDADE 4:
- COPIE NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA
SEMANA AS PALAVRAS QUE INICIAM COM X NOS VERSOS DA ATIVIDADE 3.
- QUAL PALAVRA TEM A LETRA X, MAS NÃO COMO INICIAL?
- NESSA PALAVRA O SOM DO X ESTÁ DIFERENTE DAS OUTRAS OU NÃO?
- COMO É O NOME DO TECIDO QUE O MENINO ESTÁ USANDO NA SUA CAMISETA?
- OBSERVE A TIRINHA ABAIXO:
- QUAL O JOGO QUE O CEBOLINHA E O CASCÃO ESTÃO TENTANDO JOGAR?
- PELO FINAL DA TIRINHA, ELES DEVEM TER ACHADO FÁCIL OU DIFÍCIL DE JOGAR?
- QUAL É O OUTRO JOGO QUE FIZERAM?
- TU SABES JOGAR "PAR OU ÍMPAR"?
👉UMA QUANTIDADE É CONSIDERADA PAR QUANDO CONSEGUIMOS JUNTAR DE DOIS EM DOIS E NÃO SOBRA NENHUM.
POR EXEMPLO: 2 SAPATOS = UM PAR DE SAPATOS
👉UMA QUANTIDADE É CONSIDERADA ÍMPAR QUANDO JUNTAMOS DE DOIS EM DOIS E AINDA SOBRA UM.
ATIVIDADE 8:
- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.