terça-feira, 6 de outubro de 2020

TURMAS A11 E A12 - PROFESSORA QUÉZIA - SEMANA 25

 OI, TURMA! 🙋

ESPERO QUE VOCÊS ESTEJAM BEM!

POR AQUI, MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES!

 

NA SEMANA PASSADA, EU CONTEI DE FORMA BREVE, UMA HISTÓRIA DO MUNDO DAS LETRAS PARA EXPLICAR O SOM DAS LETRAS K, W E Y.

HOJE, PRECISO CONTAR QUE A LETRA A SER ESTUDADA DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É A MAIS “CIUMENTA” DE TODAS AS LETRAS!

 

VOCÊS SABEM O QUE É CIÚMES?

 

CIÚMES = UM TIPO DE INVEJA POR DESEJAR O QUE O OUTRO TEM.

 

VOCÊS JÁ TIVERAM ESSE SENTIMENTO?

 

POIS LÁ NO MUNDO DAS LETRAS, A X TEVE MUITO CIÚMES QUANDO SOUBE QUE ALGUMAS LETRAS ESTAVAM COM MAIS DE UM SOM.  


ELA É UMA LETRA QUE SENTE MUITO CIÚMES!

 

- QUANDO SOUBE QUE A LETRA C ESTAVA COM DOIS SONS, TAMBÉM DESEJOU TER DOIS. 

- QUANDO SOUBE QUE A PRIMA DA C, A LETRA G TAMBÉM COMEÇOU A USAR DOIS SONS, ELA TAMBÉM QUIS MAIS UM. 

- QUANDO SOUBE QUE A LETRA S TAMBÉM USA O SOM DA LETRA Z, QUIS MAIS UM SOM.

- ATÉ QUANDO A W VOLTOU DO MUNDO DAS PESSOAS E PODE USAR DOIS SONS, TAMBÉM QUIS MAIS UM... 


QUERER, ELA QUERIA, MAS COMO FARIA? 


TINHA MEDO DE IR PEDIR AUTORIZAÇÃO AO REI. 

NÃO PODERIA COMEÇAR A USAR MAIS SONS SEM QUE O REI DESSE PERMISSÃO, MAS LHE FALTAVA CORAGEM. 

PORÉM, QUANDO ELA SOUBE QUE ATÉ O FILHO DO REI ESTAVA COM DOIS SONS (UM FORTE E UM FRACO), SUA VONTADE DE FAZER MAIS SONS FOI MAIOR!


O REI RECEBEU A LETRA X E, DEPOIS DE MUITA CONVERSA, ELE RESOLVEU ATENDER AO SEU PEDIDO. DEIXOU-A FAZER DOIS BARULHOS.

A LETRA X ACHOU POUCO, AFINAL DOIS SONS OUTRAS LETRAS DO REINO TAMBÉM TINHAM! 

INSISTIU MAIS E O REI, DEPOIS DE MUITA CONVERSA, DEIXOU MAIS DOIS PARA ACABAR COM A SITUAÇÃO. 

A LETRA X SAIU DO CASTELO DO REI SE SENTINDO MUITO FELIZ. DIZEM ATÉ QUE ELA NÃO SENTIU CIÚMES DE MAIS NADA. AFINAL, É A ÚNICA LETRA DO MUNDO DAS LETRAS QUE TEM 4 SONS!!!

VAMOS CONHECÊ-LOS?

 

QUANDO X É A LETRA INICIAL, A PRIMEIRA NA PALAVRAS, ELA FAZ UM SOM QUE PARECE O QUE FAZEMOS COM A BOCA QUANDO PEDIMOS PARA ALGUÉM FAZER SILÊNCIO.

 


ATIVIDADE 1:


- OBSERVE OS EXEMPLOS DE OBJETOS CUJO NOME INICIA COM A LETRA X.

- FALE O NOME DOS OBJETOS EM VOZ ALTA E PRESTE ATENÇÃO AO SOM QUE A LETRA X ESTÁ FAZENDO.


XADREZ


XALE


XAROPE


XERIFE


XÍCARA


 ⇨ ALÉM DESSE SOM, A LETRA X FAZ MAIS TRÊS.

- O SOM DA LETRA S

- O SOM DA LETRA Z

- O SOM DE UM CS

 

ATIVIDADE 2:

- OBSERVE PALAVRAS EM QUE A LETRA X FAZ OS OUTROS 3 SONS QUE ELA TEM.

- PRESTE ATENÇÃO NA LEITURA DA PALAVRA QUE A PESSOA DA TUA FAMÍLIA VAI FAZER.  

- ESCUTE O SOM QUE A LETRA X FAZ.


EXPERIÊNCIAX COM SOM DE S

 

EXEMPLOX COM SOM DE Z

 

TÁXIX COM SOM CS

 

ATIVIDADE 3:

- ACOMPANHE OS VERSOS QUE O AUTOR DO LIVRO “LER E CANTAR O ALFABETO” FEZ PARA A LETRA X.

 


ATIVIDADE 4:

- COPIE NO BLOCÃO OU NA FOLHA SEPARADA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA AS PALAVRAS QUE INICIAM COM X NOS VERSOS DA ATIVIDADE 3.

- QUAL PALAVRA TEM A LETRA X, MAS NÃO COMO INICIAL? 

- NESSA PALAVRA O SOM DO X ESTÁ DIFERENTE DAS OUTRAS OU NÃO?

- COMO É O NOME DO TECIDO QUE O MENINO ESTÁ USANDO NA SUA CAMISETA?


 ATIVIDADE 5:

- OBSERVE OS DESENHOS, RELEMBRANDO ALGUMAS PALAVRAS QUE INICIAM COM X.



ATIVIDADE 6
:

- LIGUE CADA DESENHO AO SEU NOME E COMPLETE AS PALAVRAS COM A SÍLABA QUE ESTÁ FALTANDO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.




ATIVIDADE 7:

- OBSERVE A TIRINHA ABAIXO:


- QUAL O JOGO QUE O CEBOLINHA E O CASCÃO ESTÃO TENTANDO JOGAR?

- PELO FINAL DA TIRINHA, ELES DEVEM TER ACHADO FÁCIL OU DIFÍCIL DE JOGAR?

- QUAL É O OUTRO JOGO QUE FIZERAM?

- TU SABES JOGAR "PAR OU ÍMPAR"?


👉UMA QUANTIDADE É CONSIDERADA PAR QUANDO CONSEGUIMOS JUNTAR DE DOIS EM DOIS E NÃO SOBRA NENHUM.

POR EXEMPLO: 2 SAPATOS = UM PAR DE SAPATOS

👉UMA QUANTIDADE É CONSIDERADA ÍMPAR QUANDO JUNTAMOS DE DOIS EM DOIS E AINDA SOBRA UM.


ATIVIDADE 8:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.



ATIVIDADE 9:

- CONVIDE A PESSOA DA TUA FAMÍLIA QUE ESTÁ TE AJUDANDO NAS ATIVIDADES DA SEMANA PARA JOGAR "PAR OU ÍMPAR".

- UM SERÁ PAR E O OUTRO O ÍMPAR.

- COM UMA MÃO ESCONDIDA, CADA UM ESCOLHE QUANTOS DEDOS QUER MOSTRAR.

- CONTA-SE ATÉ 3 E VOCÊS MOSTRAM OS DEDOS AO MESMO TEMPO.

- PARA SABER QUEM GANHOU, É PRECISO JUNTAR OS DEDOS DE DOIS EM DOIS, FORMANDO PARES.

- CASO NÃO SOBRE NENHUM DEDO SOZINHO, A QUANTIDADE FOI PAR.

- SE JUNTAREM OS PARES DE DEDOS E SOBRAR UM, A QUANTIDADE FOI ÍMPAR.

- COMBINEM UMA PONTUAÇÃO E AQUELE QUE ATINGIR A QUANTIDADE DE PONTOS, É O GANHADOR DO "PAR OU ÍMPAR".


ATIVIDADE 10:

- MARQUE UM X NO QUADRADO QUE MOSTRA SE A JOGADA DEU PAR OU ÍMPAR.


DEPOIS DE CONTAR OS DEDOS, JUNTANDO OS PARES, VAMOS SEGUIR CONTANDO!



ATIVIDADE 11:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO.
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


ATIVIDADE 12:

- REALIZE A ATIVIDADE ABAIXO E ANTES DA RESPOSTA, ESCREVA O SINAL = 
ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCÃO.


😘😘BEIJOS E ATÉ MAIS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.