terça-feira, 4 de agosto de 2020

TURMA A31 - PROFESSORA PAOLA - SEMANA 16

SEMANA  16 –  03 até  07 de Agosto  

 Queridos alunos, desejo uma boa semana  de trabalho para todos!! Um grande abraço da profE.

ATIVIDADE 1 

“A macaquinha  que engolia poesia”. Acesse o link  do  vídeo para assistir esta história. 


ATIVIDADE 2 

Leia o poema e observe as rimas.

ATIVIDADE  3 
Leia o poema, novamente, com muita atenção e respondas as perguntas. 

  1. Qual é o título do texto? 
  1. Quem é  a autora? 
  1. De onde este poema foi retirado? 
  1. Escreva o nome das crianças que aparecem no texto? 
  1. Qual é o assunto do texto? 
  1. Qual é o seu nome? 
  1. Com qual  palavra  seu  nome  rima? 

Retire do texto as palavras que rimam com: 
Aninha_____________________ 
Pique______________________ 
Marcelo_____________________ 
Rainha_______________________ 
Bola _________________________ 
João ________________________ 
Bicicleta______________________ 
Lucinha_______________________ 

ATIVIDADE  4 
Produção  Escrita 
No seu caderno, você  deverá  produzir  um  texto, falando sobre as suas brincadeiras preferidas. Quais são elas? Como é essa brincadeira? Com quem você  gosta de brincar? 
Ao escrever o seu  texto, não esqueça de formar  frases e usar  os  sinais  de pontuação. 

ATIVIDADE  5       
                                                        
                                                          USO  DO  S 
         Leia as palavras e copie cada uma na coluna correspondente. 


SORVETE 


COISA 

VASO 

PENSAMENTO 

BISAVÓ 

AVISO 


SOM 

BOLSA 

SONHO 

SUL 

LISA 


SALTO 

MÚSICA 

CASA 

SUCO 

 Letra S com som de /S/ como em SOPA 

Letra S com som de /z/ como em BAZAR 









































ATIVIDADE  6  

Vamos relembrar o que são Antônimos? 
Assista o vídeo no link abaixo: 


 1.Após assistir o vídeo sobre antônimos (palavras que possuem significados contrários), complete a tabela escrevendo o antônimo de cada uma das palavras. 



ANTÔNIMOS 

muito 
pouco 
frio 

alto 

feliz 

grande 

rápido 

preto 

limpo 

pesado 

aberto 

dormir 

bom 
ruim 
cheio 

gordo 

claro 

dentro 

igual 

fácil 



  ATIVIDADE  7 
  Encontre o nome dos  sabores dos sorvetes no caça-palavras e escreva-os no seu caderno. 


ATIVIDADE  8 
Copiar as perguntas e responder no seu caderno. 


ATIVIDADE  9 
CÁLCULO MENTAL 

Faça como no modelo. 

NÚMERO 
+ 10 
- 2 
+ 1 
50 
60 
58 
59 




25 







45 







40 







18 







32 







39 







60 








ATIVIDADE  10 

DESAFIO! Desenhe as casinhas no seu caderno e escreva o nome de cada criança. 
ESTE É UM CONDOMÍNIO DE CASAS IGUAIS. DESCUBRA ONDE MORA CADA UMA DAS CRIANÇAS ABAIXO LENDO AS PISTAS COM ATENÇÃO. ESCREVA O NOME DE CADA CRIANÇA. 


 
 

 PAULA MORA NUMA CASA QUE TEM DOIS ALGARISMOS. ELES SÃO IGUAIS MAS NÃO TEM O MESMO VALOR .
  1. FREDERICO MORA NA CASA DE NÚMERO FORMADA POR UMA DEZENA E OITO UNIDADES. 

  1. PARA DESCOBRIR A CASA DA CLÁUDIA VOCÊ DEVE SOMAR 23 + 14. 

  1. A CASA DO ROGÉRIO É UM NÚMERO IGUAL A DUAS DEZENAS E ALGUMAS UNIDADES. 

  1. DIEGO MORA NA CASA COM O NÚMERO MENOR QUE UMA DEZENA. 

  1. RAMON MORA NA CASA DE NÚMERO FORMADO POR UMA DEZENA E MEIA DEZENA. 

  1. BRUNO MORA NA CASA COM O NÚMERO IGUAL A MEIA-DÚZIA. 


ATIVIDADE  11 
Copiar  as  continhas  no caderno e resolver. 

ATIVIDADE  12 
Descubra o  segredo e  complete  a  sequência numérica. 


ATIVIDADE  13 

Vamos  relembrar os  números ordinais? 
  1. Quantos alunos estão na fila? 
  1. Quantos alunos estão na frente do 13º aluno? 
  1. Qual é a posição da criança mais alta? 
  1. Em que lugar está a criança mais baixa? 
  1. Qual é a posição do menino de boné? 
  1. Se entrarem mais 5 crianças na fila, quantas ficarão? 



B JOVEM - VOLANTE - SANDRA SEVERO SEMANA 16

SEMANA 16     DE 04 À 10/08

 

 

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!

 

A PARTIR DE AGORA TEREMOS A POSTAGEM DE NOSSAS AULAS EM DOIS LUGARES, NO BLOG DA ESCOLA E NO CÓRTEX.  CONTINUAREMOS COM A POSTAGENS NOS DOIS AMBIENTES POR UM TEMPO, ATÉ QUE TODOS ESTEJAM ACOSTUMADOS E UTILIZANDO APENAS O CÓRTEX.

UM BEIJO

PROFESSORA SANDRA

 

 

 

ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo:

 

O que uma planta precisa para crescer?

As plantas filtram nosso ar, nos fornecem alimentos e habitat para animais, tornando o nosso ambiente mais belo. Embora as necessidades das plantas variem entre as espécies, existem seis coisas básicas que todas as plantas precisam para crescer e prosperar; ar, água, nutrientes, luz, espaço e calor.

Ar limpo

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono do ar, produzindo alimentos para seu próprio crescimento. O que sobra após a fotossíntese é o oxigênio devolvido ao ar que nós respiramos. Ar poluído bloqueia a luz solar, que é também necessária para seu crescimento, e pode também impedir que elas absorvam o dióxido de carbono necessário.

Luz solar

A luz solar é usada pelas plantas para converter dióxido de carbono e água em açúcares através da fotossíntese. Na ausência dela, as plantas não podem produzir o alimento necessário para prosperarem. Aquelas que não recebem luz solar suficiente terão hastes finas e altas direcionadas à luz e podem murchar se não obterem luz o suficiente. As plantas que recebem luz solar demais também não crescerão bem; estas poderão se descorar e se queimar. Uma planta que exige bastante luz solar precisa de, em média, oito a 12 horas de sol por dia, e uma que não exige tanta luz, precisa entre cinco a seis horas. As plantas que necessitam de sombra parcial devem receber luz solar indireta, ou filtrada, e luz solar direta por apenas algumas horas a cada dia.

Água

Como todas as coisas vivas, as plantas precisam de água para sobreviver. Ela é a condutora de nutrientes e alimentos que as plantas precisam. A quantidade de água necessária variará entre as diferentes espécies de plantas, pois algumas, como as violetas africanas, preferem umidade e outras, como cactos, prosperam em condições mais secas. Como regra geral, se o solo estiver seco ao toque, as plantas deverão ser regadas.

Nutrientes

Existem três nutrientes principais que as plantas recebem do solo: nitrogênio, fósforo e potássio. Além disso, existem nutrientes secundários e micronutrientes que também são obtidos do solo. A quantidade necessária de cada nutriente pode variar, e pouco ou muito de certos nutrientes pode prejudicar o crescimento, deixá-las fracas ou até mesmo levá-las a murchar. As plantas usam os nutrientes do solo, portanto ele deve ser abastecido com adubos ou fertilizantes, ou os nutrientes eventualmente acabarão.

Espaço

O tamanho do espaço disponível tem relação direta com o crescimento da planta. As plantas que têm maior área disponível para crescer, estenderão suas raízes e prosperarão. Aquelas que vivem em lugares apertados ou têm apenas uma pequena área para crescer, terão raízes estreitas e muito juntas, resultando em um crescimento atrofiado.

Calor

Em climas frios, somente algumas plantas sobrevivem, por isso há pouca vegetação. Algumas delas, como os gerânios, exigem que a temperatura seja de, no mínimo, 26 ºC, para prosperar e crescer. Outras plantas conseguem suportar temperaturas mais baixas, embora poucas sejam capazes de sobreviver em temperaturas abaixo de zero. A temperatura deve se assemelhar com aquela do habitat natural da planta, para proporcionar as melhores condições de crescimento.

 

Responda no caderno:

 

1-      O que uma planta precisa para crescer?

2-      O que acontece com as plantas que recebem pouca luz solar?

3-      O que acontece com as plantas que recebem luz solar de mais?

 

 

 

Complete de acordo com o texto:

 

1-      Na ausência da luz solar, as plantas não podem produzir o __________ necessário para prosperarem.

2-      Em climas frios, somente algumas plantas sobrevivem, por isso há pouca _______________.

3-      Algumas plantas conseguem suportar temperaturas ___________________, embora poucas sejam capazes de sobreviver em temperaturas ____________.

 

 

ATIVIDADE 2

 

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=oLjjv5w3Amw

 


A22 - VOLANTE - SANDRA SEVERO SEMANA 16

SEMANA 16     DE 04 À 10/08

 

 

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!

 

A PARTIR DE AGORA TEREMOS A POSTAGEM DE NOSSAS AULAS EM DOIS LUGARES, NO BLOG DA ESCOLA E NO CÓRTEX.  CONTINUAREMOS COM A POSTAGENS NOS DOIS AMBIENTES POR UM TEMPO, ATÉ QUE TODOS ESTEJAM ACOSTUMADOS E UTILIZANDO APENAS O CÓRTEX.

UM BEIJO

PROFESSORA SANDRA

 

 

ATIVIDADE 1

 

LEIA O TEXTO ABAIXO:

 

APRENDENDO EM CASA 2 e 3 ANO - SEMANA 4.cdr

 

ESTE TEXTO QUE VOCÊ LEU É UMA MÚSICA.  VAMOS ESCUTÁ-LA.

https://www.youtube.com/watch?v=OXOSgO0UYs8

 

ESCREVA NO CADERNO O QUE TODOS OS SERES VIVOS PRECISAM.


ATIVIDADE 2

 

RESPONDA NO CADERNO:

1-QUE TIPOS DE ANIMAIS TEM NO SEU BAIRRO?

2-DESCREVA COMO SÃO ESTES ANIMAIS.  SÃO GRANDES, PEQUENOS, PELUDOS, POSSUEM PENAS, VOAM...

3- ONDE ELES VIVEM? POSSUEM DONOS? SÃO ABANDONADOS? SÃO ANIMAIS DA NATUREZA?

4- QUE TIPOS DE PLANTAS TEM NO SEU BAIRRO?

 

ATIVIDADE 3

 

Pin em 15

 


A12 - VOLANTE - SANDRA SEVERO SEMANA 16

SEMANA 16     DE 04 À 10/08

 

 

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!

 

A PARTIR DE AGORA TEREMOS A POSTAGEM DE NOSSAS AULAS EM DOIS LUGARES, NO BLOG DA ESCOLA E NO CÓRTEX.  CONTINUAREMOS COM A POSTAGENS NOS DOIS AMBIENTES POR UM TEMPO, ATÉ QUE TODOS ESTEJAM ACOSTUMADOS E UTILIZANDO APENAS O CÓRTEX.

UM BEIJO

PROFESSORA SANDRA

 

 

ATIVIDADE 1

 

PEÇA AJUDA A UM ADULTO E SEPARE OBJETOS PRODUZIDOS EM DIFERENTES TAMANHOS CORES E MATERIAIS (PLÁSTICO, FERRO, ALUMÍNIO, MADEIRA, VIDRO, LOUÇA).

TIPOS DE OBJETOS: PANELAS, PRATOS, PIRES, PRATO, COLHER DE MADEIRA, COLHER DE PLÁSTICO, COPO DE VIDRO, COPO DE PLÁSTICO, PANELAS, TÁBUA DE CORTAR CARNE, XÍCARA, FRIGIDEIRA, JARRA, VASO, TAMPA DE PANELA, ESTATUAS, ENFIM, OBJETOS QUE VOCÊ TEM EM CASA. SEPARE UNS 10 OBJETOS

 

*COLOQUE TODOS OS OBJETOS EM CIMA DA MESA E OBSERVE CADA UM. PEGUE NA MÃO E TOQUE SENTINDO A FORMA, PESO, TAMANHO E TEXTURA.

*DEPOIS DE OBSERVAR CADA OBJETO VOCÊ VAI SEPARÁ-LO DAS SEGUINTES FORMA:

 

1-      FORME GRUPOS DOS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA, O GRUPO DOS OBJETOS DE FERRO, O GRUPO DOS ALUMÍNIOS, O GRUPO DOS PLÁSTICOS, O GRUPOS DOS VIDROS E O GRUPO DA LOUÇAS.

CONTE QUANTOS OBJETOS TEM EM CADA GRUPO.

 

 

2-      FORME GRUPOS DOS OBJETOS QUE TEM CORES IGUAIS.

CONTE QUANTOS OBJETOS TEM DE CADA GRUPO.

 

3-      FORME O GRUPO DOS OBJETOS POR TAMANHOS, PEQUENOS MÉDIOS E GRANDES.

CONTE QUANTOS OBJETOS TEM EM CADA GRUPO.

 

4-      FORME GRUPO DOS OBJETOS DE FORMATOS PARECIDOS.

CONTE QUANTOS OBJETOS TEM EM CADA GRUPO.

 

5-      FORME O GRUPO DOS OBJETOS LEVES E DOS OBJETOS PESADOS.

CONTE QUANTOS OBJETOS TEM EM CADA GRUPO.

 

 

 

*PEGUE UMA FOLHA E FAÇA O DESENHO DOS OBJETOS SEPARANDO-OS DE ACORDO COM O SEU MATERIAL (SE É DE PLÁSTICO, LOUÇA, VIDRO, ...)

EXEMPLO:

VIDRO

PLÁSTICO

MADEIRA

ALUMÍNIO

 

DESENHO DO OBJETO

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SEPARARMOS OS OBJETOS QUANDO NÃO OS QUEREMOS MAIS. E OS JOGAMOS FORA.

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZcymnW5NRYQ

 


JB - SANDRA SEVERO SEMANA 16

SEMANA 16    DE 04 À 10/08

 

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!

CONTINUAMOS FAZENDO NOSSAS AULAS À DISTÂNCIA PARA NOSSA SEGURANÇA.

LOGO ESTAREMOS JUNTOS.

UM BEIJO

PROFESSORA SANDRA

 

 

ATIVIDADE 1

 

HISTÓRIA CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS.


https://www.youtube.com/watch?v=CDDjQ49By2g&t=7s

FAÇA UM DESENHO DA HISTÓRIA



ATIVIDADE 2

 

VAMOS CANTAR A MÚSICA DAS VOGAIS


https://www.youtube.com/watch?v=TXnueHfMiMY



ATIVIDADE 3

 

PROCURE NA SUA CASA OBJETOS OU ALIMENTOS QUE INICIEM COM AS VOGAIS.

A  E   I   O  U

 EXEMPLO: A ABAJUR/ ARROZ



ATIVIDADE 4

 

PEGUE ALGUNS BRINQUEDOS E OS COLOQUE EM CIMA DA MESA.

AGORA VOCÊ VAI ORGANIZÁ-LOS SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

1-      ORGANIZE-OS DO MENOR PARA O MAIOR

2-      SEPARE-OS POR COR

3-      FAÇA GRUPO DOS GRANDES E DOS PEQUENOS

4-      JUNTE OS DE FORMATOS PARECIDOS

5-      FAÇA A SUA ORGANIZAÇÃO.

 

NÃO ESQUEÇA DE GUARDAR OS BRINQUEDOS QUANDO TERMINAR A ATIVIDADE.

 


ATIVIDADE 5

 

VAMOS CONTAR ATÉ 10. FIQUE ATENTO AS NUMERAÇÕES DA MINHOCA.

NÃO PRECISA ESCREVER OS NÚMEROS.


Atividade pronta - Sequência numérica | Fichas de exercícios de matemática,  Atividades de matemática pré-escolar, Matemática pré-escolar



ATIVIDADE 6

 

 

FAZER UM QUADRADINHO PARA CADA LETRA DO NOME DA CRIANÇA

EXEMPLO:Trabalhando a escrita através do nome próprio na Educação Infantil | PET  Pedagogia


 DEPOIS É SÓ MONTAR AS LETRAS COMO SE FOSSE UM QUEBRA-CABEÇA DO SEU NOME.




ATIVIDADE 7


FAÇA DESENHO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS E COLE BOLINHAS DE PAPEL NO SEU CONTORNO.


Cantinho de Atividades: Motricidade Fina


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

SOE E COORDENAÇÃO DE TURNO



ATIVIDADE PARA O 1° CICLO

Olá como vocês estão? Espero que bem! Estamos com saudade!
Esta semana selecionamos um pouco de entretenimento, divirtam-se assistindo ao vídeo! 







A22 - KARINE - SEMANA 16

Pessoal, tudo bem com vocês? Nesta semana vamos começar a trabalhar com o cortex, a nossa plataforma de aulas on-line. Mas não fiquem preocupados, por enquanto, vamos continuar postando as mesmas atividades aqui. Até que todo mundo tenha acesso à plataforma. Espero que gostem.