terça-feira, 23 de junho de 2020

B22 - PROFESSORA CAMILA - SEMANA 10




QUERIDOS ALUNOS E QUERIDAS ALUNAS!

VAMOS A MAIS UMA SEMANA COM ATIVIDADES?


A CÁSSIA MANDOU A FOTO DELA PARA MATARMOS UM POUCO AS SAUDADES!💓💓😍😍


Obrigada pela participação Cássia! Estou com muitas saudades!

💓💓

 MANDE A SUA FOTO TAMBÉM!!

😉😉😉😉😉😉😉😉😉



ALUNOS E FAMÍLIAS: as atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 10 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Poema: Alegrias de São João;
- “fique ligado”;
- atividades.

2. Amanhã, dia 24 de junho é Dia de São João.

Leia o poema abaixo sobre este dia (NÃO precisa copiar):





*Não precisa copiar.

Verso: são as linhas de um poema.

Estrofe: grupo de versos.



Audiodescrição da atividade 2 (realizada pela professora Janaína):



3. Atividades (COPIAR e FAZER NO CADERNO):

a) Complete:

O poema acima possui ________ versos e _______ estrofes.


b) Crie uma estrofe com 4 versos para o poema. Tenha atenção, pois o tema é São João!

_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________

c) Escreva 12 palavras sobre Festa Junina.



d) Observe as imagens abaixo sobre festas juninas e escreva dois adjetivos para cada. Após, escreva uma frase para cada imagem. Os adjetivos não precisam estar nas frases.

Por exemplo:


Pipoca

Adjetivos: Gostosa e salgada.

Frase: Fiz uma Festa Junina na minha casa e comi muita pipoca.


Caipira


Fogueira


Pescaria



Quadrilha



Audiodescrição da atividade 3, letra D (realizadas pela professora Janaína):



Gabrielle: As atividades de português não necessitam de muitas adaptações, apenas a leitura, assim como nas demais atividades. As audiodescrições estão abaixo das suas respectivas atividades.





SEMANA 10 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Correção das atividades da semana anterior;
- probleminhas matemáticos.


2. Gabarito dos desafios matemáticos da semana anterior com os cálculos e algumas explicações.


ATENÇÃO!
É muito importante que você veja os resultados somente após realizar as atividades!


1) (D) 2300
1.000 + 1.000 + 100 + 100 + 100 = 2.300

2) (A) 62 anos
135 – 73 = 62

3) (D) 22 
Primeiro se faz 15:7 que é igual a 2 e sobra 1. 



Depois, se baixa o 4 e fica 14:7 que é igual a 2 e não sobra nada, ou seja, o resto é “0”. O resultado (quociente) é 22.




4) (A) 576
288 x 2 = 576

5) (B) 40
5 rapazes dançaram com 8 moças, então:

5 x 8 = 40

6) (C) 80 pisos

Na horizontal tem 8 pisos e na vertical tem 5. Como aprendemos, podemos calcular linha x coluna, então:

8 x 5 = 40

Em cada quarto cabem 40 pisos, como são dois quartos, então:

40 x 2 = 80


3. Probleminhas Matemáticos

“ATENÇÃO, ATENÇÃO O ARRAIAR JÁ VAI COMEÇAR!”

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Baseado nestas festas com guloseimas tão saborosas, decoração e vestuário típicos, leia com atenção e resolva as situações problemas:




Atividades criadas a partir do site:



Gabrielle: Confira as respostas das atividades da semana passada. Pedir para que façam a leitura das questões. Anotar apenas as respostas. Caso necessite de algum auxílio nas questões, pode solicitar por mensagem. 







SEMANA 10 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Seres produtores;
- vídeos sobre a fotossíntese;
- texto e desenho.

2. Para finalizar nossos estudos sobre as cadeias alimentares, vamos saber um pouco mais sobre os seres PRODUTORES.

Como já vimos, os seres vivos PRODUTORES são aqueles que produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese.

Mas você sabe o que é a FOTOSSÍNTESE?

Veja os vídeos abaixo para entender o que é este processo:




3. Conseguiu entender?

COPIE este pequeno texto com uma explicação resumida de como é o processo da fotossíntese:



4. Agora, copie este desenho com um esquema da fotossíntese. Faça com bastante capricho!



Audiodescrição do "Esquema da fotossíntese" (realizadas pela professora Janaína):




Gabrielle: Os vídeos são com explicações orais, mas a Jana pode fazer a audiodescrição caso seja necessário. Como o texto é pequeno, pode copiar caso não seja ruim para você. Em relação à imagem do "Esquema da Fotossíntese" a Jana fez a audiodescrição e você deve fazer um resumo do que você entendeu deste processo.







SEMANA 10 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS


1. Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Música “Eu”;
- atividades;
- pesquisa.

2. Semana passada começamos o estudo sobre Migrações, nesta semana continuaremos. O tema da aula será:

“As pessoas nem sempre moram no lugar onde nasceram”.


Leia o trecho de da música “Eu” do grupo “Palavra Cantada”:


Revista Nova Escola


Você conhece esta música?

Escute-a através do link abaixo:




3. COPIE e responda em seu caderno:

a) Você nasceu na mesma cidade em que mora?

b) Você acha que alguém da sua família nasceu em outra cidade, estado ou país? Se sim, quem?

c) Você acha que algum colega possui algum familiar que nasceu em outra cidade, estado ou país?

d) Você conhece alguém que nasceu em algum lugar muito longe e veio morar aqui em Porto Alegre?

e) Por que você acha que as pessoas deixam o lugar onde nasceram para viver em outro lugar?


4. Pesquisa (fazer em uma folha para entregar).

Vamos conhecer um pouco da história da nossa família?

Você deve pesquisar onde seus familiares nasceram e preencher a tabela abaixo. 

Se eles se mudaram, você deve perguntar o motivo e também anotar.

Pesquise sobre seus pais, avós, bisavós...


Modelo de tabela:
Os parentescos colocados são somente para demonstração. Você vai colocar apenas os nomes dos familiares que você conseguir pesquisar (acrescente quantas linhas forem necessárias):

Já preenchi sobre a minha mãe e sobre minha avó materna (perguntei pra elas pelo telefone). No retorno às aulas vamos compartilhar com os colegas. Também irei continuar a pesquisa e vou mostrar pra vocês!







Gabrielle: A música é um complemento da atividade, coloquei um vídeo do cantor. Ele está no palco tocando violão e cantando, mas o importante é a letra da música, especialmente o trecho que está escrito na tarefa. Em relação às atividades, não precisa copiar, apenas responder. A pesquisa deve ser feita em uma folha para entregar, não precisa fazer em formato de tabela.





Façam com bastante atenção!!

Nesta semana colocamos as audiodescrições disponíveis a todos os alunos. Escutem especialmente a da fotossíntese, pois a professora Janaína fez uma explicação complementando o desenho.

Beijos e abraços cheios de saudades!

😙😙😙







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.