OI, TURMA! đ
SIGO DESEJANDO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCĂS!
Ă MUITO IMPORTANTE QUE SE CUIDEM!
ALĂM DE FICAR EM CASA, NĂO ESQUEĂAM DE LAVAR BEM AS MĂOS COM SABĂO!
VAMOS PARA AS ATIVIDADES DA NOSSA SEMANA 10?!
NA SEMANA PASSADA, VOCĂS PUDERAM CONHECER OU RELEMBRAR A PARLENDA EM QUE SE PROCURAVA O TOUCINHO.
LĂ, EU DISSE QUE O LIVRO "CADĂ O DOCINHO QUE ESTAVA AQUI?", EM QUE A AUTORA FAZ UMA RELEITURA, FICARIA PARA ESSA SEMANA.
ENTĂO... GRAVEI UM VĂDEO, CONTANDO A HISTĂRIA PRA VOCĂS.
ATIVIDADE 1:
- ASSISTA O VĂDEO ABAIXO.
Autora: Maria Angela Resende
Ilustradora: Elisabeth Teixeira
- PRESTE ATENĂĂO NA HISTĂRIA CONTADA E NOS DESENHOS QUE A ILUSTRADORA FEZ.
- CONVERSE COM ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA, COMPARANDO A PARLENDA DO TOUCINHO COM A HISTĂRIA DO DOCINHO.
- QUAL A SEMELHANĂA ENTRE AS DUAS?
✱ SEMELHANĂA = COISAS OU IDEIAS QUE SĂO BEM PARECIDAS OU TEM ELEMENTOS IGUAIS.
- O OBJETO QUE Ă MOTIVO DA PROCURA Ă IGUAL?
- VAMOS ESCREVER O NOME DESSE OBJETO? PENSE NOS SONS QUE TU ESCUTAS QUANDO FALA A PALAVRA.
✱ O OBJETO DA PROCURA NA HISTĂRIA Ă O DOCINHO.
- OBSERVE A LETRA INICIAL DESSE PALAVRA: D
AGORA, VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS A RESPEITO DESSA LETRA E DO SOM QUE ELA FAZ. PARA ISSO, Ă IMPORTANTE QUE TU FALES AS PALAVRAS ESCOLHIDAS COMO EXEMPLO, EM VOZ ALTA.
A PESSOA DA TUA FAMĂLIA QUE ESTĂ LENDO PRA TI, PODE REPETIR AS PALAVRAS, FALANDO BEM DEVAGAR E TU PRESTAS ATENĂĂO NO MOVIMENTO DA BOCA E O SOM QUE SAI DELA.
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA D COM A VOGAL A, TEMOS O "PEDACINHO" DA.
POR EXEMPLO: DA DE DARDO
✱ NAS PALAVRAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS, CADA "PEDACINHO" Ă CHAMADO DE SĂLABA.
✱ SE JUNTARMOS A LETRA D COM A VOGAL E, TEMOS A SĂLABA DE.
POR EXEMPLO: DE DE DETERGENTE
✱ JUNTANDO A LETRA D COM A VOGAL I, TEMOS A SĂLABA DI.
POR EXEMPLO: DI DE DIAMANTE
✱ QUANDO JUNTAMOS A LETRA D COM A VOGAL O, TEMOS A SĂLABA DO.
POR EXEMPLO: DO DE DOCE
✱ E SE JUNTARMOS A LETRA D COM A VOGAL U, TEMOS A SĂLABA DU.
POR EXEMPLO: DU DE DUENDE
ATIVIDADE 2:
- PROCURA NA TUA CASA, COM A AJUDA DE ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA, OBJETOS CUJO NOME INICIE COM A LETRA D.
- VEJA SE VOCĂS CONSEGUEM ENCONTRAR, NO MĂNIMO, 5 OBJETOS.
đ VALE ENCONTRAR PARTES DO TEU CORPO QUE INICIEM COM ESSA LETRA TAMBĂM!
- DESENHA OS OBJETOS ENCONTRADOS NO BLOCĂO OU NA FOLHA ESCOLHIDA PARA AS ATIVIDADES DA SEMANA E ESCREVE A LETRA D.
ATIVIDADE 3:
- SE ALGUM DESSES DESENHOS FOI UM OBJETO ENCONTRADO NA TUA CASA, COPIE O NOME DELE AO LADO DO DESENHO FEITO POR TI NA ATIVIDADE 2.
ATIVIDADE 4:
⇒ ESSA ATIVIDADE PODERĂ SER IMPRESSA OU COPIADA NO BLOCĂO/FOLHA.
ATIVIDADE 5:
- LEMBRANDO O NOME DOS DESENHOS DA ATIVIDADE 4 E ESCREVENDO UMA LETRA EM CADA QUADRADO, RESOLVA ESSA CRUZADINHA:
- LEMBRANDO O NOME DOS DESENHOS DA ATIVIDADE 4 E ESCREVENDO UMA LETRA EM CADA QUADRADO, RESOLVA ESSA CRUZADINHA:
ATIVIDADE 6:
- ABAIXO, OBSERVA A FOTO DE UMA PARTE DA HISTĂRIA CONTADA:
⇒ A VOVĂ E AS CRIANĂAS SAĂRAM PARA FORA DA CASA PARA PROCURAR O GATO.
✱ TU SABIAS QUE AS CASAS PRECISAM TER UM NĂMERO QUE FAZ PARTE DO ENDEREĂO DAS PESSOAS QUE MORAM ALI?
✱ ENDEREĂO = CONJUNTO DE DADOS/INFORMAĂĂES PARA QUE SE CONSIGA LOCALIZAR UM IMĂVEL (CASA).
- QUAL O NĂMERO DA CASA DA VOVĂ?
- DESENHE UMA BANDEJA NO BLOCĂO/FOLHA E "COLOQUE" DENTRO, ESSA QUANTIDADE EM DOCINHOS.
⇒ A BANDEJA PODE SER REPRESENTADA PELO DESENHO DE UM RETĂNGULO.
⇒ OS DOCINHOS PODEM SER REPRESENTADOS POR CĂRCULOS BEM PEQUENOS.
ATIVIDADE 7:
✱ O NĂMERO DA CASA DA VOVĂ DA HISTĂRIA Ă 23.
✱ A CASA DA VIZINHA DELA TEM O NĂMERO 26.
- QUE NĂMEROS ESTĂO ENTRE O 23 E 0 26?
- COPIE NO BLOCĂO/FOLHA A SEQUĂNCIA DOS NĂMEROS ABAIXO, CIRCULANDO COM UM LĂPIS DE COR OS NĂMEROS QUE FICAM ENTRE O 23 E O 26.
10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19
20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29
ATIVIDADE 8:
- QUAL O NĂMERO DA TUA CASA?
- DESENHA A TUA CASA NO BLOCĂO/FOLHA E ESCREVE O NĂMERO DELA.
- O NĂMERO DA TUA CASA Ă MAIOR OU MENOR QUE O NĂMERO DA CASA DA VOVĂ?
ATIVIDADE 9:
- ABAIXO, OBSERVA A FOTO DE OUTRA PARTE DA HISTĂRIA CONTADA:
AGORA RESPONDA:
- NESSA IMAGEM DA HISTĂRIA, APARECEM MAIS GALINHAS OU MAIS PESSOAS?
- APARECEM MAIS GALINHAS OU MAIS CRIANĂAS?
- APARECEM MAIS CRIANĂAS OU MAIS PESSOAS?
đ PENSE BEM PARA RESPONDER ESSA ĂLTIMA PERGUNTA!
ATIVIDADE 10:
UMA ĂLTIMA FOTO DA HISTĂRIA...
- OBSERVE COM BASTANTE ATENĂĂO!
- NESSA IMAGEM DA HISTĂRIA, QUANTOS OBJETOS DESENHADOS EM FORMATO DE CĂRCULO CONSEGUES CONTAR?
- TEM DESENHOS DE OBJETOS COM FORMATO QUADRADO?
- FORMATO TRIANGULAR?
- E RETANGULAR?
- NĂO PRECISA DESENHAR OU ESCREVER O NOME.
- APENAS REGISTRA A QUANTIDADE QUE FOI ENCONTRADA.
◯ =
⬜ =
△ =
▭ =
CHEGOU A HORA DA DIVERSĂO!!
ATIVIDADE 11:
- QUE TAL CONVIDAR ALGUĂM DA TUA FAMĂLIA PARA FAZER UM DOCINHO?
✱ PRIMEIRO Ă PRECISO CONVERSAR COM UM ADULTO DA CASA PARA SABER SE, NESSE MOMENTO, Ă POSSĂVEL.
PODE SER QUE ESSA ATIVIDADE PRECISE FICAR PARA OUTRA HORA!
- A RECEITA Ă FĂCIL E NĂO PRECISA IR AO FOGO!
BRIGADEIRO DE BOLACHA
INGREDIENTES:
- 1 PACOTE DE BOLACHA DOCE (MARIA OU MAISENA) = +/- 30 BOLACHAS
- 3 COLHERES (SOPA) DE ACHOCOLATADO EM PĂ
- 1/2 CAIXINHA DE LEITE CONDENSADO = +/- 200 gr
MODO DE FAZER:
- COLOCAR AS BOLACHAS EM UM SACO PLĂSTICO LIMPO E APERTAR ATĂ ELAS VIRAREM FARELO;
- DESPEJAR O FARELO DE BOLACHAS EM UMA TIGELA;
- ADICIONAR O ACHOCOLATADO EM PĂ E MISTURAR COM UMA COLHER;
- ACRESCENTAR O LEITE CONDENSADO E MISTURAR, INICIALMENTE, COM UMA COLHER, MAS VAI CHEGAR O PONTO DE SER NECESSĂRIO TERMINAR DE MISTURAR COM AS MĂOS;
- COM AS MĂOS, MOLDAR BOLINHAS, FORMANDO O DOCINHO.
✱ SE DESEJAR, DĂ PARA USAR A OUTRA METADE DA CAIXINHA DO LEITE CONDENSADO PARA MOLHAR OS DOCINHOS E PASSĂ-LOS EM CHOCOLATE GRANULADO.
ATIVIDADE 12:
- DEPOIS DE COMER DOCES, O QUE DEVERĂAMOS FAZER PARA CUIDAR DA NOSSA SAĂDE?
( ) IR DEITAR
( ) IR BRINCAR
( ) IR ESCOVAR OS DENTES
NA SEMANA QUE VEM, PENSAREMOS MAIS SOBRE ISSO!!!
đđ BEIJOS E ATĂ MAIS!!!
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.