terça-feira, 28 de julho de 2020

B 21 - PROFESSORA PATRICIA KNORST - SEMANA 15







ALUNOS E FAMÍLIAS: As atividades que serão enviadas devem ser COPIADAS e RESOLVIDAS nos cadernos indicados. Caso possua o recurso de imprimir, pode imprimir, mas não se esqueça de colar a tarefa no caderno.
Na volta das atividades presenciais, estas tarefas deverão ser mostradas à professora.



SEMANA 15 – ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de PORTUGUÊS:

Rotina:
- Correção das atividades;

- Leitura;

- Ficha de leitura

2.     Correção das atividades:

1.     Pinte no poema todas as palavras que possuem a letra “h” (em qualquer posição). Depois, as copie em ordem alfabética.

Bicho – bolha – chá – filha – galho – hora – sonho – velha.

2.     Lendo o poema você deve ter percebido que o “H” pode mudar completamente uma palavra!

Acrescente o H nas palavras abaixo e descubra novas palavras:

a)     Cama – chama
b)     Fica – ficha
c)     Mala – malha
d)     Bola – bolha
e)     Caco – cacho
f)       Mina – minha
g)     Tela – telha
h)     Toca – tocha

E aí? Conseguiu descobrir as palavras?

As palavras (atividade 3) e frases (atividade 4) serão corrigidas no retorno às aulas presenciais.


3.     Leitura:

Nesta semana, você deverá ler um dos livros abaixo. Após, deverá fazer uma ficha de leitura (seguindo o modelo) com as informações do livro lido (fazer em uma folha para entregar).

OBS.: Caso não seja possível acessar os livros abaixo, podes escolher algum livro que tenhas em casa. Se o livro for muito grande, continue lendo nas próximas semanas, mas você deverá ler o livro até o final e preencher a ficha de leitura. 

































Modelo de Ficha de Leitura:








💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗




SEMANA 15 – ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de MATEMÁTICA:

Rotina:
- Atividades de divisão e multiplicação;

- Atividades sobre ordem crescente/decrescente, pares/ímpares e regularidades

2.     Vamos seguir com os nossos cálculos?
Nesta semana faremos cálculos de multiplicação e divisão utilizando a tabuada do 5.


Atividades:


a)     Se 20 : 5  = _______, então  _____ x 5 = ______

b)     Se 40 : 5 = _______, então  _____ x 5 = ______

c)     Se 35 : 5 = _______, então  _____ x 5 = ______

d)     Se 5 x 9 = _______, então  _____ : 5 = ______

e)     Se 5 x 1 = _______, então _____ : 5 = ______


1.     Armar e calcular as divisões –  Lei do 5 que realizamos no caderno:

a)     205 : 5 =

b)     460 : 5 =


c)     275 : 5 =

d)     340 : 5 =


e)     265 : 5 =

f)       125 : 5 =


g)     371 : 5 =

h)     145 : 5 =


i)       323 : 5 =

j)       487 : 5 =



Não esqueça! Alguns cálculos podem ter resto!!!


2.     Armar e calcular as multiplicações:

a)     125 x 5 =

b)     83 x 5 =


c)     176 x 5 =

d)     903 x 5 =


e)     561 x 5 =

f)       1.389 x 5 =


g)     2.026 x 5 =

h)     650 x 5 =


i)       3.175 x 5 =

j)       468 x 5 =



3.     Colocar os resultados dos cálculos de multiplicação em ORDEM DECRESCENTE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



4.     Analisar os resultados e pintar somente os resultados PARES. Você observou alguma regularidade, alguma característica em comum nos resultados? Anotar o que você observou:
____________________________________________________________________________________________________



5.     Completar as sequências de 5 em 5:

a)     5 – 10 - ______________________________________- 60

b)     33 – 38 - ___________________________________- 88


c)     85 – 80 - ____________________________________- 130

d)     340 – 345 - ________________________________- 395


e)     1.750 – 1.755 - ____________________________-  1.805

f)       8.990 – 8.995 - ____________________________- 9.045


g)     63.185 – 63.190 - __________________________- 63.240



💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜



SEMANA 15 – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de CIÊNCIAS:

Rotina:
- Tecidos muscular e nervoso;

- Vídeo;


- Atividade



1.     Continuação do texto sobre os tipos de tecidos.
Copiar no caderno (tentar fazer os desenhos também):


Tecido muscular

     É formado por células alongadas e com capacidade de contração, permitindo os movimentos do corpo e dos órgãos, como o coração. O tecido muscular pode ser classificado em três tipos: muscular estriado esquelético, muscular liso e muscular estriado cardíaco.






Tecido nervoso

É responsável pela captação e interpretação dos estímulos ambientais. Suas células são estreladas e longas e recebem o nome de neurônios.

1.     Assistir ao vídeo explicativo sobre células, tecidos e órgãos:



2.     Níveis de organização do Corpo Humano (copiar o texto, a imagem é opcional):



As células formam os tecidos que, por sua vez, se unem para formar os órgãos, como o coração, os rins, os pulmões, o estômago, entre outros. Essas estruturas realizam funções específicas no organismo.

     O conjunto de órgãos trabalhando com a mesma finalidade forma os sistemas, que são responsáveis pelo funcionamento do corpo humano.
      Procure no caça-palavras e descubra o nome dos sistemas do corpo humano. Após, complete a frase abaixo:
     Os sistemas do corpo humano são: _________________, ______________________, _____________________, __________________, ______________________, ______________________,      __________________ e  ______________________.


Caça – palavras (não precisa copiar):



💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛💛



SEMANA 15 – ATIVIDADES DE SÓCIO-HISTÓRICAS



1.     Escrever a data e a rotina no caderno de SÓCIO-HISTÓRICAS:

Rotina:
- Imagens;

- Atividades sobre os imigrantes;

- Música;

- Link para leitura

2.     Nesta semana, continuaremos estudando sobre os imigrantes. Observar as imagens abaixo e responder oralmente:




a)     O que tem nas imagens?

b)     Você conhece a origem destes alimentos e desta festa?


c)     Será que vêm de fora do Brasil?

d)     Você conhece a festa mostrada na imagem?


e)     Você já comeu os alimentos mostrados nas imagens?


1.     Bom, acertou quem falou que a PIZZA, o PANETONE e a FESTA DA UVA tem origem ITALIANA!

Isso mesmo! Estes alimentos e esta festa foram trazidos pelos povos italianos que migraram para o Brasil. Muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX.

Você conhece algum descendente de italiano? Pergunte para seus familiares se sua família possui descendência italiana e anote em seu caderno.


2.     Ler o cartaz abaixo:



Agora responder:


a)     Qual o objetivo do cartaz?

b)     A quem se destina o cartaz?


c)     Por que você acha que o Brasil iria promover a vinda de imigrantes?

d)     Por que você acha que essas pessoas viriam para o Brasil?



1.     Agora vamos conhecer uma música italiana? Talvez você já tenha escutado...

Acesse o link para escutar e acompanhar a letra da música:




A letra desta música foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas sofreu algumas modificações e depois se tornou um hino para os imigrantes italianos.

2.     Você sabia que muitos imigrantes italianos vieram para o nosso estado?
Acesse o link abaixo e saiba mais sobre a imigração italiana no RS.

* Copiar o texto no caderno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.